CLICANDO NOS ANUNCIOS VOCÊ AJUDA O BLOG FICAR NO AR...
MEGAUPLOAD FORA DO AR - FAVOR RECLAMAR ATRAVÉS DE NOSSO CONTATO 

sábado

T.I - Google Seaview: conheça a versão subaquática do Google Street View

Projeto de imagens marinhas começa pelas praias da Austrália. Objetivo é aprender sobre a vida marítima e os efeitos causados ao meio-ambiente


Que tal viajar para belas praias australianas sem sair de casa? E mais: aproveitar para dar um mergulho em mares cristalinos e acompanhar de perto a vida aquática daquela região? Pois isso será possível muito em breve através de uma parceria entre o Google, a Universidade de Queensland e a empresa de seguros multinacional Catlin Group. As três organizações vão trazer até você uma versão subaquática do Google Street View, que vai oferecer uma turnê fotográfica pela Grande Barreira de Corais da Austrália.

O projeto, intitulado Catlin Seaview Survey, tem o objetivo de aprender o máximo possível sobre o estado dos recifes a partir de uma pesquisa panorâmica embaixo d'água, através de foto e vídeo. E claro, ao mesmo tempo, fazer com que nós, usuários, possamos desfrutar da beleza sem limites do mundo submarino, tudo online.

"Pela primeira vez na história, temos a tecnologia disponível para transmitir os resultados de uma expedição através do Google. Milhões de pessoas serão capazes de experimentar a vida, a ciência e a magia que existe sob a superfície de nossos oceanos", declarou o cientista chefe da pesquisa, Ove Hoegh-Guldberg, ao New Scientist.

Para captar todas as imagens na área rasa do recife, está sendo usada uma câmera de 360 graus em um mergulhador motorizado, e o levantamento de dados visa alcançar profundidades entre 30 e 100 metros utilizando submarinos robóticos. Além disso, a pesquisa da fauna marinha estudará o comportamento migratório de tubarões-tigre, tartarugas verdes e raias conforme a temperatura da água do mar aumenta, devido ao aquecimento global. Os dados dessa pesquisa serão úteis quando o recife estiver danificado - por navios, ciclones, efeitos climáticos e eventos de poluição.

Todos os problemas relacionados à claridade da água, condições de baixa luminosidade e distorção de luz subaquática foram solucionados para que o Google Street View esteja adaptado ao mar. Vale lembrar que o desenvolvimento da câmera foi realizado de forma independente do Google, com especialistas em fotografia submarina envolvidos no projeto.

Futuramente, os cientistas pensam em criar uma versão panorâmica em vídeo de 360 graus, além da captura de imagens em cada local do recife para postagem no YouTube, onde um canal especial para o protótipo, criado pelo Google, está em fase de testes.

O Seaview terá início oficial em setembro deste ano, quando estarão ativos os três estudos em 20 pontos ao redor do recife de 2,3 mil quilômetros de comprimento. As filmagens serão postadas no site seaview.org. A página, aliás, já disponibiliza imagens, informações, notícias e até uma versão demo para que você saiba como o serviço vai funcionar quando estiver pronto.

Quem sabe daqui algum tempo não teremos uma versão mais completa do Google Street View subaquático de várias partes do mundo? Aqui no Brasil, qual lugar você acha que deveria ser o primeiro a experimentar o serviço? Comente!

MANDE PARA SEUS AMIGOS

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário

GOSTOU? TEM DÚVIDAS ? COMENTE !

TRADUZIR PARA...

CLICANDO NOS ANUNCIOS VOCÊ AJUDA O BLOG FICAR NO AR...

 
Powered by Blogger